A 19 de novembro de 2019 a Autodesk e a ANSYS anunciaram uma parceria que permitirá a interoperabilidade perfeita entre os produtos ANSYS e Autodesk para impulsionar a agilidade revolucionária da engenharia. A colaboração conecta o Autodesk Fusion 360, software integrado de design e fabricação, às soluções de simulação de classe mundial ANSYS Mechanical.

Os engenheiros que utilizam o Fusion 360, conseguirão ter os seus resultados disponibilizados automaticamente no ANSYS Mechanical para aperfeiçoamento e validação adicionais. Este fluxo de trabalho de sistema aberto melhora significativamente a eficiência nos processos manuais existentes e pode ser combinado para aprimorar novos processos automatizados, como design generativo, acelerando o tempo de colocação no mercado e permitindo que várias equipas de engenharia trabalhem conjuntamente sem esforço.

Esta mudança nos processos de fabricação das empresas irá eliminar barreiras entre designers e analistas para simplificar o desenvolvimento do produto, melhorando a eficiência, diminuindo os custos, acelerando a inovação e acelerando a produção.

Este novo anúncio baseia-se num relacionamento anunciado anteriormente entre a Autodesk e a ANSYS para criar um fluxo de trabalho conectado para a indústria automóvel e que combina o software de visualização 3D e prototipagem virtual VRED da Autodesk com as soluções de simulação de iluminação baseadas na física da ANSYS. Isto permite que os construtores aprimorem visualizações ultra-realistas de interiores e exteriores de veículos com simulação de iluminação altamente precisa – melhorando significativamente a revisão do design visual.

Segundo Greg Fallon vice-presidente da Autodesk “À medida que os designers utilizam o Fusion 360, seus resultados são processados ​​com as soluções de simulação interoperáveis ​​e avançadas da ANSYS. Essa nova maneira de distribuir recursos sinérgicos no fluxo de trabalho do designer para o analista aumenta os limites do processo de fabricação dos clientes – significativamente promovendo a inovação de produtos de próxima geração “.

Para Shane Emswiler, vice-presidente da ANSYS. “Esta parceria com a Autodesk aprimora drasticamente os fluxos de trabalho entre nossas ferramentas para beneficiar os nossos clientes comuns. Esperamos ajudar designers e analistas a oferecer um desempenho de produto melhorado, aumentar a eficiência e aumentar a sustentabilidade”.