John A. Swanson é um empreendedor, filantropo e o fundador da ANSYS Inc.

Graduou-se em Eng. Mecânica pela Universidade de Cornell em 1963 e começou nesse ano a trabalhar no Laboratório Astronuclear Westinghouse, em Pittsburgh. Entre 1963 e 1969 obteve o Doutoramento em Mecânica Aplicada pela Universidade de Pittsburgh.

Na Westinghouse era responsável pela análise estrutural dos componentes dos motores nucleares dos foguetões NERVA, altura em que começou a desenvolver um software em FORTRAN para estudar e prever tensões transientes e deslocamentos dos reatores. John tinha como objetivo compilar os vários códigos existentes na Westinghouse num só e com isso facilitar o dia-a-dia dos engenheiros, poupar tempo e os recursos da empresa.

Não tendo sido apoiado pela Westinghouse nesta iniciativa, resolveu sair em 1969 e em 1970 fundou a Swanson Analysis Systems (SASI) na sua casa de campo em Pittsburgh. O software ANSYS foi desenvolvido usando cartões furados e os cálculos, que demoravam vários dias, eram realizados no mainframe da U.S. Steel que era alugado à hora. Naquela época, a instalação da ANSYS num cliente implicava sempre levar uma mala grande cheia de cartões furados para “alimentar” o computador.

Entretanto a Westinghouse contratou John como consultor e curiosamente foi o seu primeiro cliente a usar ANSYS.

Em 1991, SASI já contava com 153 colaboradores e um rendimento anual de 29 milhões de dólares, controlando 10% do mercado de softwares de simulação por elementos finitos.

Em 1993 John A. Swanson vendeu a SASI à TA Associates, e em 1994 passou a chamar-se ANSYS Inc., nome que ainda detém nos dias de hoje. John manteve-se ligado à ANSYS como presidente, CEO e director até 1999, ano em que se reformou da empresa enquanto CTO. John é membro da direção da ASME Foundation e também pertence à direção de gestão da Universidade de Pittsburgh desde 2006.

Entre 1986 e 2006 recebeu vários prémios e galardões dos quais se destacam:

  • 1986/1987 – Engenheiro do ano pela ASME
  • 1988 – Empreendedor do ano em Pittsburgh
  • 1990 – Computers in Engineering Award pela sua contribuição para as indústrias de engenharia e computação
  • 1994 – Um dos TOP 5 dos TOP50 de R&D dos US
  • 2003 – membro honorário da ASME
  • 2004 – John Fritz Medal pela American Association of Engineering Societies (considerada a maior distinção numa profissão de engenharia)
  • 2006 – President’s Award pela ASME

Atualmente reside na Flórida com a sua mulher e tem 3 filhos.

Filantropia

Apesar de reconhecer o valor que a ANSYS trouxe à sociedade e o impacto que provocou em todas as áreas de engenharia, é no ramo da filantropia que John tem maior orgulho e prazer. Umas das suas frases favoritas é: “Aquele que morre rico falhou”, por Andrew Carnegie.

Sente uma necessidade profunda de devolver à engenharia tudo o que esta lhe deu. Como estudante na secundária e na universidade recebeu bolsas para ajudar a pagar os estudos, tendo a Westinghouse pago o grau de doutoramento. Por esses motivos, logo após ter vendido a SASI, criou um fundo com esse dinheiro para investir principalmente da área da educação em engenharia.

Na Universidade de Cornell estabeleceu o Swanson Fund for Excellence in Undergraduate Education. Fez 2 contribuições significantes ao projeto Duffield Hall e estabeleceu o Dorothy G. Swanson Award numa escola em honra da sua mãe.

Na Universidade de Pittsburgh, John doou milhões de dólares à universidade e à sua escola de engenharia. Incluindo uma doação de 41,3 milhões de dólares em 2007, considerada a maior doação de um único indivíduo à universidade até à data, em 220 anos. A universidade alterou o seu nome para “John A. Swanson School of Engineering” em honra da sua doação e feitos na área de engenharia.

Em 2010 apresentou a entrega de diplomas na Universidade de Pittsburgh, tendo-lhe sido atribuído o grau de Doutorado de Ciência honorário durante a cerimónia.

Recentemente investiu na empresa Applied Quantum Technology (AQT) e pertence à direção da mesma. A AQT é fabricante de painéis solares e com esta, instalou vários painéis solares na comunidade ao abrigo de um projeto com a Universidade de Pittsburgh.

Para saber mais sobre este empreendedor e filantropo numa perspetiva mais pessoal, convidamo-lo a ouvir esta entrevista realizada no primeiro trimestre de 2019 pelo ANSYS channel partner PADT Inc.:

https://www.padtinc.com/blog/all-things-ansys-035-the-history-of-ansys-an-interview-with-dr-john-swanson-author-of-the-original-program-founder-of-ansys-inc/

Fontes:

http://www.fea-optimization.com/ansys/ANS-history.txt

https://en.wikipedia.org/wiki/John_A._Swanson

https://en.wikipedia.org/wiki/Ansys

https://en.wikipedia.org/wiki/NERVA

https://informs-sim.org/wsc14papers/includes/files/002.pdf